quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Petit Gateau

O nome pode até ser complicado, mas são simplesmente bolinhos de chocolate com uma casquinha crocante e cremosos por dentro. A receita surgiu na França. É servida com sorvete de creme. Uma delícia, simplesmente.
Mãos a obra.

Você vai precisar de 250 gramas de chocolate culinário, eu usei o meio amargo.

DICA: Esse tipo de chocolate é vendido em barras grossas. Geralmente cada quadradinho dessas barras equivale a 50 gramas, assim ficamais fácil. Logo, para essa receita use 5 quadradinhos da barra.

Vamos lá, 4 colheres de manteiga, um pouco menos da metade de uma xícara de açúcar, uma pitada de sal e 3 ovos inteiros.
Primeiro derreta o chocolate, use o microondas ou o banho-maria (aquele processo que vc coloca o chocolate em uma panela e leva para um refratário com água quente). Reserve o chocolate e a parte, usando a batedeira, bata o açúca e a manteiga até obter um creme, acrescente em seguida uma pitada de sal. Coloque os ovos e continue batendo. Quando estiver bem misturado acrescente o chocolate aos poucos até obter um creme brilhoso. Distribua a masa em forminhas de empada ou pão-de-mel. O ideal é usar forminhas para petit gateau ou muffins, mas serve qualquer uma dessas alternativas. Leve ao forno por 10 minutinhos apenas, no máximo 12. ATENÇÃO: forno pré aquecido. Esse bolinho deve ser servido quente para derreter o sorvete, então se antes de servi, esquente no microondas. Dá para guardar na geladeira se quiser fazer com antecedência.
DICA PARA A UNTAR AS FORMAS:

Pincele em cada uam delas manteiga e passe pelo açúcar, como se fosse untar com trigo uma forma de bolo. É esse açúcar da forma que vai criar a casquinha crocante maravilhosa do doce.




























Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails