quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Moqueca Capixaba


A receita da Moqueca Capixaba é uma colaboração do meu colega de trabalho Seles para o blog. O prato foi preparado para uma reunião de amigos na casa dele. O detalhe que faz toda a diferença é que o peixe foi cozido em uma panela de barro. Quem teve a sorte de experimentar garante que ficou deliciosa. Vamos a receita?

O peixe usado foi o Filhote (um dos mais saborosos da Amazônia) que deve ser temperado com limão e sal momentos antes de ser levado para a panela.
Forre o fundo da panela de barro com cebolas em rodelas e deixe dourar com um pouquinho de manteiga. Em seguida coloque as postas de peixe repousadas sobre a cebola, não precisa mexer, basta arrumar na panela. Cubra o peixe com verduras (cheiro-verde, pimentão, mais cebola, chicória, pimentiha...) Basta tampar a penela e deixar cozinhar. Não esqueça de acertar o sal. O dono da reiceita conta que a água que o peixe libera é suficiente para formar o caldo e cozinhar tudo. Depois de tudo cozido dá para tirar um pouco do caldo e fazer um pirão com farinha de mandioca.
Wesley é o dono da receita de Moqueca Capixaba. Ele é consultor de vendas no Espírito Santo e passou pelo Amapá para ensinar essa delícia!
Dica: Aqui em Macapá é possivel encontrar panelas de barro na Casa do Artesão.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails