domingo, 7 de março de 2010

Bolo de laranja com chocolate amargo

Bolo de aniversário do maridão! Fiz esse bolo seguindo as preferências do meu marido. Ele adora laranja com chocolate amargo... e fica bom mesmo. Massa do Bolo:
5 ovos ;
2 colheres grandes de manteiga comum;
3 xícaras de açúcar;
3 xícaras de trigo;
leite o quanto baste;
2 colheres de chá de fermento
1 xícara de chocolate em pó meio amargo;
Recheio:
geleia pronta de laranja
Cobertura:
1 lata de leite condensado;
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chocolate em pó meio amargo;
50g de chocolate em barra meio amargo;
Na batedeira primeiro bata as claras em neve, coloque uma pitadinha de sal que ajuda as claras a aumentarem de volume. Reserve.
Coloque na batedeira o açúcar e a manteiga e bata até obter um creme, acrescente as gemas dos ovos. Na sequência vá colocando alternadamente o trigo e o leite. A massa não deve ficar muito mole, então cuidado com o leite. No final encorpore o chocolate em pó. Depois de tudo pronto desligue a batedeira e misture com uma espátula as claras em neve. Asse o bolo em formas untadas. Para ficar bem alto uso sempre duas formas médias de 20 a 25 centímetros de diametro. Divido igualmente a massa. Faça o teste do palito para saber se está assado.( Se você não tiver em casa duas formas iguais, sem problemas pode usar uma forma grande. Divida quantas camadas puder.)
Depois de assado divida cada bolo ao meio e passe o recheio. A geleia que usei foi uma com pedaços de laranja. Essa receita pode ser feita com outro tipo de recheio claro.

DICA: Regue as camadas do bolo antes de passar o recheio, assim fica mais mulhadinho e se for a geladeira não perde o sabor. Sempre uso leite misturado com licor de cacau. Claro que se não quiser por o licor não tem problemas.
Cobertura:
Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Quando estiver fervendo e começando a engrossar, desligue o fogo e acrescente os pedaços de chocolate meio amargo. Não pare de mexer até que o chocolate fique brilhoso. Está pronta a cobertura, basta despejar sobre o bolo. Para cobrir as laterais despeje a cobertura bem rente a borda do bolo que ela escorre, então basta espalhar com cuidado.


DICA: O quadriculado sobre o bolo fiz usando doce de leite comprado pronto. Coloquei uma porção sobre um pedaço de papel filme, fiz uma trouxinha e um furinho no plástico, então fui fazendo os desenhos. Tem que apertar delicadamente para não rasgar o plástico. Nas laterais usei um pouco de castanha de cajú triturada.








Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails