segunda-feira, 29 de março de 2010

Vinho na taça certa


Encontrei uma matéria super legal no site da minha querida Revista Casa e Jardim. Resolvi compartilhar com você porque são informações super úteis na hora de receber uma visita, de curtir um vinho. Nas taças tem o número correspondente a cada tipo de vinho que deve ser servido nela. Fique atento para não errar.
1. Modelos grandes para saborear os tintos encorpados;
2. Taças estreitas e altas são ideiais para espumantes;
3. Tamanhos médios para brancos encorpados;
4. O modelo mais comum para servir vinhos tintos leves;
5. Taças menores são ideais para licorosos, como o vinho do porto;
6. Taça intermediária é a certapara o rosé;

Beijos :)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Bolo Romeu e Julieta


O Bolo de Queijo com Goiabada foi uma invensão da mais simples e melhores dos últimos dias. Na verdade a massa é de um bolo simples, mas com um pacote de parmessão ralado. Para a massa básica de bolo:

Quatro ovos separados gema e clara;
3 xícaras de açúcar;
4 xícaras de trigo;
leite o quanto baste;
2 colheres de fermento;
2 colheres das grandes de manteiga;
Como disse, um pacote de queijo ralado.

Primeiro bate em neve as claras e reserve. Volte a batedeira e bata o açúcar e a manteiga até formar uma massa branquinha. Acrescente as gemas e continue batendo. Vá colocando o leite e o trigo até obter uma linda massa cremosa, nem mole demais, nem muito grossa. Mais ou menos nessa consistência.
Desligue a batedeira e coloque as colheres de fermento e misture as claras em neve delicadamente. Até ai, tudo igual a qualquer receita de bolo. Até se acrescentar o queijo ralado. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. Adicione pedaços de geleia de goiaba ou goiabada em cima e leve ao forno.

DICA: Se for usar goiabada passe os pedaços em farinha de trigo antes de colocar sobre a massa. Isso evita que a goibada vá para o fundo da forma e grude.Olha que graça a goibada no meio do bolo. Não coloquei bastante e isso foi um erro, recomendo que não economise na goiaba.
Para fazer a calda coloque a geleia com um pouco de água para ferver , mexa até desmanchar. Faça furinhos com um garfo no bolo ainda quente e despeje a calda sobre ele.
Coma tudinho depois!



Beijos :)



















domingo, 14 de março de 2010

Macarrão a carbonara rápido

O molho chamado de carbonara é basicamente feito usando ovo, baicon, alho e um queijo. Vou passar uma receita fácil que uso sempre em casa. A massa fica a seu critério. Eu gostou muito de usar o penne, esse macarrão roliço com um furinho meio, pois o molho naturalmente recheia a massa e fica ótimo.
Para preparar o macarrão basta colocar a massa em água quente com um fio de óleo e sal a gosto. Deixe ela no ponto firme para não ficar grudenta.

DICA: Assim que desligar o fogo, escorra a massa, lave rapidamente e coloque no escorredor umas pedrinhas de gelo. O choque termico ajuda a cortar o cozimento do macarrão quente e não fica com aquele aspecto grudento, mole.
Molho:
Primeiro eu frito o baiçon cortado em cubinhos. Reservo, tiro o excesso de óleo, pode usar papel toalha para isso. Em uma panela aqueço mais um pouco de óleo renovado, frito cebola ralada ou alho bem picado e antes de ficar muito frito, acrescento ovos batidos com o garfo mesmo. O importante é que estejam bem misturados. Coloque no óleo aquecido e mexa sem parar, tenha mão requeijão para colocar junto com os ovos. Acrescente o baicon, misture e finalise com um pouquinho de creme de leite para dar cremosidade. É bom que a panela seja espaçosa para por junto o macarrão, misture bem para o molho penetrar no penne. Sirva com parmessão ralado. Delicia!

Varandas para inspirar

Uma das coisas que mais gosto na minha casa é a área de varanda. Não tenho o chamado pátio em frente a casa. Na verdade atualmente muitas casas despensam essa acomodação de entrada. Aqui em casa a varanda fica atrás da casa, de frente para o quintal. Ainda está em contrução, como toda a casa, por isso ainda não postei nenhuma foto. Sempre busco idéias interessantes para aplicar na minha futura varanda. Uma das que me atrai bastante é o estilo rústico, como a da foto abaixo. Sofa de madeira com futons ou almofadas fartas, tecidos coloridos, flores... tudo muito lindo, na minha opinião. Separei algumas das minhas preferidas. Espero que possam despertar boas idéias.
Um detalhe legal dessas composições é a mesa de centro. Espaçosas, servem de apoio para servir lanches por exemplo. Esse aqui é o tal pátio que me referi acima. Não é uma gracinha?







Beijos :)

domingo, 7 de março de 2010

Bolo de laranja com chocolate amargo

Bolo de aniversário do maridão! Fiz esse bolo seguindo as preferências do meu marido. Ele adora laranja com chocolate amargo... e fica bom mesmo. Massa do Bolo:
5 ovos ;
2 colheres grandes de manteiga comum;
3 xícaras de açúcar;
3 xícaras de trigo;
leite o quanto baste;
2 colheres de chá de fermento
1 xícara de chocolate em pó meio amargo;
Recheio:
geleia pronta de laranja
Cobertura:
1 lata de leite condensado;
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de chocolate em pó meio amargo;
50g de chocolate em barra meio amargo;
Na batedeira primeiro bata as claras em neve, coloque uma pitadinha de sal que ajuda as claras a aumentarem de volume. Reserve.
Coloque na batedeira o açúcar e a manteiga e bata até obter um creme, acrescente as gemas dos ovos. Na sequência vá colocando alternadamente o trigo e o leite. A massa não deve ficar muito mole, então cuidado com o leite. No final encorpore o chocolate em pó. Depois de tudo pronto desligue a batedeira e misture com uma espátula as claras em neve. Asse o bolo em formas untadas. Para ficar bem alto uso sempre duas formas médias de 20 a 25 centímetros de diametro. Divido igualmente a massa. Faça o teste do palito para saber se está assado.( Se você não tiver em casa duas formas iguais, sem problemas pode usar uma forma grande. Divida quantas camadas puder.)
Depois de assado divida cada bolo ao meio e passe o recheio. A geleia que usei foi uma com pedaços de laranja. Essa receita pode ser feita com outro tipo de recheio claro.

DICA: Regue as camadas do bolo antes de passar o recheio, assim fica mais mulhadinho e se for a geladeira não perde o sabor. Sempre uso leite misturado com licor de cacau. Claro que se não quiser por o licor não tem problemas.
Cobertura:
Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Quando estiver fervendo e começando a engrossar, desligue o fogo e acrescente os pedaços de chocolate meio amargo. Não pare de mexer até que o chocolate fique brilhoso. Está pronta a cobertura, basta despejar sobre o bolo. Para cobrir as laterais despeje a cobertura bem rente a borda do bolo que ela escorre, então basta espalhar com cuidado.


DICA: O quadriculado sobre o bolo fiz usando doce de leite comprado pronto. Coloquei uma porção sobre um pedaço de papel filme, fiz uma trouxinha e um furinho no plástico, então fui fazendo os desenhos. Tem que apertar delicadamente para não rasgar o plástico. Nas laterais usei um pouco de castanha de cajú triturada.








Quarto de princesa

Um post especial para minhas amigas que estão curtindo a maternidade. Minha amiga Elainne que tem em casa uma princisinha pode se inspirar nos quarto que encontrei em um blog bem bacana (decoreju.blogspot.com) para mudar o visual do cantinho da filhona. Claro que vai demorar um pouco para o bercinho dar lugar a cama ou nem tanto, afinal eles crescem tão rápido! Espero que seja inspirador!!

Esse é tudo de bom! A cama super delicada parece de mesmo que veio de um conto de fadas! Amei.




Beijos :)



terça-feira, 2 de março de 2010

Canjiquinha fácil


A receita dessa canjiquinha de milho é bem simples. Existem várias maneira de preparar canjica, mas o bacana é que você pode fazer com o que tem em casa. Usei milho natural. Com uma faca retirei os grãos de milho das espigas cruas. Essa parte é muito chata, vá cortando no sentido do comprimento. Para fazer esse refratário usei 5 espigas. Lave o milho e bata com um pouco de água ou leite no liquidificador. Depois passe na peneira e reserve. Misture ao "suco" de milho meia caixinha de leite condesado, meio vidro de leite de coco, um pouquinho de queijo ralado e uma pitada de sal. Leve tudo ao fogo e vá mexendo até engrossar e borbulhar. Coloque em um refratário como na foto e povilhe canela se gostar. Também pode servir em tigelinhas individuais. Se você tiver em casa coco relado pode misturar.


Beijos :)

Romantismo em alta

Tinha que compartilhar essas imagens que encontrei na Internet. Tenho um carinho especial por móveis antigos. Esse quarto é uma graça. O guarda-roupas é o meu preferido, junto com a escrivaninha da o toque de romantismo perfeito. O legal é que esse clima romântico na decoração está durando. Por que não preservar as boas lembranças por meio de uma peça cheia de história?






segunda-feira, 1 de março de 2010

Cinco delícias da Ita Simões

Esta receita maravilhosa foi gentilmente enviada pela Ita Simões, cunhada da minha amiga Tatiana Guedes. A Ita costuma fazer este prato nas festas da família Simões. A última vez que as cinco delícias foram a mesa da família foi no aniversário da irmã Tereza. O nome "Cinco Delícias" é uma referência a cada um dos principais ingredientes da receita. Com certeza a Ita faz bonito em cada festa com algo tão apetitoso. Obrigada por dividir conosco esse segredinho da sua cozinha.
Ingredientes:

4 bananas grandes

500g de presunto em cubos (atenção não é fatiado)
500 g de queijo mussarela em pedaço (NÃO É FATIADO);
1 kg de camarão descascado;
1 pct de 250g de batata palha;
100g de manteiga;
1 cebola
1 colher (sopa) cheia de Maisena
500 ml de leite liquido;
1 cx de creme de leite; 1 maço de cheiro verde




Modo de fazer
Corte as bananas em tiras e frite-as. Reserve-as;
Corte o presunto em cubinhos. Reserve-os;
Corte o queijo em cubinhos. Reserve-os;
Tempere a gosto e faça um refogado com o camarão. Reserve-o;
Prepare um molho branco: Corte a cebola em pedacinhos e coloque junto com a manteiga para fritar. Quando “a cebola estiver douradinha” acrescente a Maisena e mexa bem para não embolar, em seguida acrescente o leite aos poucos sem parar de mexer até adquirir uma consistência de creme. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite misturando bem. Despeje em cima do refogado de camarão e misture bem. Reserve-o.

Vamos a montagem:

A primeira delícia é a banana que deve forrar o fundo do refratário depois de fritas;
Sobre ela vai a segunda delícia, o presunto em cubos;

Seguido da terceira delícia que é o queijo também em cubos;


A quarta delícia é o creme de camarão;





Para finalizar acrescente a batata palha bem sequinha leve ao forno por 10 minutinhos! Está prontinho para servir.


DICA: O prato também pode ser feito usando frango, fica muito bom.

Cheirinho gostoso nas roupas

Saches são muito simples de serem feitos em casa. Basta cortar o tecido em circulos ou quadradinhos e colocar dentro sabonete ou sagu, bolinhas aromáticas vendidas em lojas de essências. Dai é só amarrar as trouxinhas. A vantagem do sagu é que não tem perigo de derreter como o sabonete e acabar manchando as roupas. Eu costumo usar um tipo de algodão junto com o sagu para dar volume ao sache. Também dá para usar ervas secas. O grande lance e caprichar nas troxinhas. A cima a idéia é bem simples, já na foto a baixo o sache é mais elaborado para quem tem o dom da costura.



Tia Cotinha vem ai


O "Caderno de Receita da Tia Cotinha" vem ai! Está saindo do forno uma coletânea de receitas, todas testadas e aprovadissimas pela minha querida amiga Tatiana Guedes. A jornalista também tem dotes culinários e está preparando um livro artesanal de receitas. Livro artesanal porque ele será feito por ela mesma. Somente alguns exemplares serão impressos sob encomenda. Estou dando uma mãozinha porque também gosto muito de cozinhar e trocamos receitas sempre. Eu testo de um lado e ela do outro, trabalho árduo. Serão pratos deliciosos e práticos. O projeto está sendo cuidadosamente preparado e a idéia é manter mesmo o aspecto caseiro, a final é do nosso arquivo pessoal que as delicias surgem! Aguardem essa delicia de surpresa!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails