sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bolo de baunilha e chocolate

Esse bolo fiz para minha irmã Raíssa. Como era para uma festa de aniversário com muitos adolescentes resolvi investir no chocolate e na baunilha. O glacê é de claras com corante marrom, tem cobertura de caramelho e gotas de chocolate. Bem doce! Para não morrer com tanto açúcar fiz um creme de baunilha leve e um de chocolate amargo com pedaços de chocolate sonho de valsa. 
Quer fazer igual?

Primeiro o pão-de-ló. Leve a batedeira seis claras, reserve as gemas. Quando estiver ficando em neve acrescente  três xícaras de açúcar e continue a bater. Uma a uma coloque as gemas. Quando a mistura estiver bem homogenea desligue a batedeira e vamos a parte que vai no braço mesmo.Depois de tudo bem misturado, volte a batedeira e acrescente uma xícara de leite quente e bata. Esse é o último ingrediente. Basta colocar a massa em duas formar identicas e assar por uns 30 minutinhos, se não tiver as duas formas identicas não tem problema, pode assar em uma forma sem furo no meio.

Reserve os bolos. Vamos ao creme de baunilha. Coloque em uma panela uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite com duas colheres de maisena diluidas no leite. Acrescente uma gema, uma colher de manteiga e gotas de baunilha. Pronto, basta levar ao fogo até que fique grosso, mas não muito, nada de ponto de brigadeiro. Com o fogo já desligado acrescente uma caixinha de creme de leite. Essa é a primeira cobertura, você vai alternar nas camadas com a cobertura de chocolate.
A coberturade chocolate é quase a mesma coisa da de baunilha, com a diferença que você colocar chocolate em pó no lugar da baunilha. Eu gosto do meio amargo ou totalmente amargo. Depois de colocar sobre a camada de bolo adicione o Sonho de Valsa picado em pedaços grandes.  Outra delicia de camada pronta.
A cobertura é na minha opinião a parte mais complicada de fazer, mesmo a receita sendo simples, o ponto é o segredo. Vou tentar colocar em palavra esse tal de "ponto de voar". Bata três ou quatro claras em neve. Enquanto isso coloque no fogo, (use uma panela pequena) duas xícaras de açúcar refinado e um quarto de xícara de água. Deixe ferver até que comece a virar uma especie de caramelo, mas sem escurecer. Quando começar a engrossar levante um pouco da mistura com a colher e veja se criou um fio parecido com o de cola quente. Esse é o ponto, desligue e leve direto para a batedeira. Vala batendo junto com a clara, vai começar a se formar um merengue. Se voc~e quiser cor na cobertura, basta usar corante artificial.  Cubra o bolo já montado e pronto!!
Delicioso!

Um comentário:

Julciléa disse...

Acho que vc está na profissão errada, tudo bem?
Tô com saudades.

Beijos,

Julciléa

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails